Em andamento
Pesquisas em andamento realizadas pelos membros do grupo
Nessa página você conhecerá as pesquisas em andamento realizadas pelos membros do nosso grupo.
50 anos da Escola Paulistinha: lembranças e narrativas
Reesposáveis: Profa Dra. Bruna Breda
Profa. Dra. Dilma Antunes Silva
Assistentes de Pesquisa: Profa. Paula Fernandes Ferreira
Naiara Francini Santaniello
Resumo:
Em 2021, o Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação (NEI-Paulistinha) completará 50 anos. Para comemorar seu jubileu o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infância, Educação da Infância e Formação de Professores (Gepieifop-Unifesp), se propôs a realizar diferentes ações que culminarão na publicação de um livro comemorativo que represente e revele como a escola vem se constituindo no decorrer desses anos de existência.
A pesquisa analisará os processos de construção da memória da instituição a partir da análise documental de peças normativas, de documentos que componham o acervo da unidade educacional e da coleta de diferentes narrativas dos sujeitos escolares, por meio de registros orais e/ou escritos que são representações de uma história que é ao mesmo tempo individual e coletiva. Frente a este objetivo mais geral, tem-se os seguintes objetivos específicos:
Coletar memórias e lembranças sobre a escola, sua constituição e finalidades, visando reconstruir as memórias do atual NEI-Paulistinha através das narrativas dos diferentes atores partícipes da construção da história e da memória coletiva da instituição;
Identificar se e como essas lembranças e memórias refletem no cotidiano escolar atual;
Entrelaçar registros históricos e memoriais (orais) aos estudos atuais e políticas educacionais, perspectivando novas tessituras e arranjos para qualidade da educação no NEI-Paulistinha. (Processo CEP- Unifesp nº 102259/2020)
Se interessou pela Pesquisa? Clique aqui e leia o Projeto na Integra
O desenvolvimento da pesquisa em estudos sociais da infância: temáticas de estudo no Brasil
Responsável: Bruna Breda
Universidade Federal de São Paulo – Núcleo de Educação Infantil: Paulistinha
Resumo:
O presente projeto apresenta a pesquisa a ser desenvolvida entre abril de 2019 e março de 2021 que apresenta dois problemas de pesquisa centrais: como a pesquisa nos Estudos Sociais da Infância vem se desenvolvendo no Brasil; e se é possível identificar contornos da arquitetura da infância a partir do discurso acadêmico sobre ela. Para responder ao primeiro questionamento, será realizado levantamento de dissertações e teses no banco de teses da CAPES utilizando como palavras-chave as disciplinas que compõem o campo interdisciplinar dos Estudos Sociais da Infância (sociologia, geografia, antropologia, história e estudos sociais da infância). Pretende-se identificar as temáticas, a existência anunciada pelos pesquisadores da interdisciplinaridade e como as pesquisas se organizam no Brasil a partir das disciplinas citadas. O segundo questionamento corresponde à continuidade de pesquisa acerca do desenvolvimento da infância, proposta teórico-metodológica de Jens Qvortrup, um dos fundadores do campo da Sociologia da Infância. O desenvolvimento da infância foi problema de pesquisa de doutorado defendido em 2015 por mim, com enfoque no parâmetro legal, assim, entende-se como continuidade visto que nessa pesquisa outro parâmetro será analisado, o discurso acadêmico sobre a infância, mas ainda em busca de compreensão da categoria infância.
Se interessou pela Pesquisa? Clique aqui e leia o Projeto na Integra
Análise de Parcerias público-privadas para a oferta de creches no município de São Paulo (primeira etapa)
Responsável: Ana Paula Santiago do Nascimento
Universidade Federal de São Paulo – Núcleo de Educação Infantil: Paulistinha
Se interessou pela Pesquisa? Clique aqui e leia o Projeto na Integra